Na gravidez, é normal haver uma série de dúvidas sobre questões que podem afetar a mulher e ao seu bebé. Se para uma mulher, manter uma boca saudável é importante, para uma mulher grávida é ainda mais importante.
Algumas perguntas e respostas que possam ser úteis para as mulheres.
Não. Durante esta fase, pode verificar-se um agravamento das condições de uma má saúde oral, mas por si só a gravidez não aumenta a incidência de cárie dentária.
Não. Na realidade o cálcio está presente nos dentes de uma forma estável e cristalina, não sendo disponível para a circulação sistémica.
A gravidez não é um fator que por si só aumente de incidência de cárie dentária.
Uma boa higiene oral é a mais eficaz medida preventiva para evitar infeções da cavidade oral. Existe a possibilidade de uma mãe, infetar o seu bebé por meio de microrganismos provenientes de doenças infeciosas como a cárie dentária e doenças periodontais.
A mulher grávida nunca se deverá automedicar. Deve marcar uma consulta com um Médico Dentista, para que lhe seja prescrita medicação apropriada, ou efetuados os tratamentos específicos que solucionem o problema.
Sim. Mesmo que seja necessária uma anestesia, uma infeção oral, tem um efeito mais prejudicial para o seu bebé, do que o tratamento dentário. Estas consultas ou tratamentos, devem ser efetuados preferencialmente de manhã, com curta duração e serão mais indicados no segundo trimestre da gestão. Para uma gravidez programada, aconselha-se à mulher fazer uma consulta de medicina dentária prévia, de forma a evitar infeções orais durante toda a gestação.
Se está gravida ou está a pensar em engravidar, marque uma consulta com o seu Médico de Medicina Dentária e esclareça todas as suas dúvidas. Na Oraltorres irá encontrar uma equipa de Médicos Dentistas que a podem ajudar.