Professor Dentinho
O Professor Dentinho participa com a Oraltorres em diversos eventos, para sensibilizar para os problemas da boca e promover a Saúde Oral.
Aprender com o Professor Dentinho é divertido!
O Professor Dentinho é o melhor amigo dos teus dentes e ensina-te a cuidar deles!
Não te esqueças de lavar os teus dentinhos todos os dias, para que estejam sempre fortes e saudáveis. Se não lavares, alguma comida vai ficar agarrada aos teus dentes e fazer com que comecem a aparecer problemas.
Deves lavar os teus dentinhos 2 vezes por dia, depois do pequeno almoço e a seguir ao jantar, sendo que o momento mais importante é antes de ir dormir!
Primeiro escovas a parte de fora, depois a parte voltada para dentro da boca e finalmente, a parte de baixo dos dentes de cima e a parte de cima dos dentes de baixo. Para além de mexeres a escova para a frente e para trás experimenta fazer movimentos circulares. Não te esqueças de escovar a língua!
7 Conselhos para tornar a escovagem um ritual lá em casa:
1. O exemplo dos pais
Se os pais escovarem os dentes eles vão interiorizar melhor esta rotina até começarem a fazê-lo sozinhos.
2. Um momento em família
Os pais precisam de ajudar os seus filhos a lavar os dentes até aos 6 anos e a partir dessa idade devem supervisionar a escovagem afim de verificar se está a ser eficaz. Caso não esteja devem voltar a ensinar a técnica.
3. Ambiente adequado
Coloque um banco firme perto do lavatório para que o seu filho se sinta confortável e dê-lhe um copo com água para poder bochechar. Não o faça debruçar-se para a frente em busca de água da torneira. A pasta deve ser adequada à idade e com um sabor que ele goste.
4. De igual para igual
Os pais têm de ser firmes. Não se irrite nem fale alto, experimente baixar-se para ficar à mesma altura do seu filho. Explique-lhe a importância de lavar, não ceda ao cansaço e não se esqueça de dar o exemplo.
5. Incentive oferecendo atenção
Também é boa táctica prometer ler uma história ou brincar um bocadinho depois de lavar os dentes. Mas não pode faltar à promessa!
6. Nunca assuste ou crie medos
Assustar as crianças pode criar traumas que as impeçam de cuidar da sua Saúde Oral. A cadeira do dentista não é um local de tortura mesmo que os pais também não gostem de se sentar nela.
7. Visitar o Dentista
Bonecos, escovas coloridas, desenhos animados, nomes engraçados para os instrumentos , etc. Tudo serve para tornar a primeira consulta mais divertida. O dentista e o seu filho devem interagir e conhecer-se antes de iniciar tratamentos de forma que possam descontrair e vencer eventuais medos que existam.