Sim pode. Mesmo que seja necessário uma anestesia, é mais prejudicial a anestesia para o seu bebé do que o tratamento dentário. Claro o ideal é antes da gravidez a mulher fazer todos os tratamentos dentários necessários, evitando infeções no período de gestação.
Caso haja a necessidade de fazer tratamentos dentários, existem alguns conselhos:
A boa higiene oral é a forma mais eficaz de prevenção das infeções da cavidade oral. É possível a mãe infectar o bebé por microrganismos derivados de cáries dentárias ou doenças periodontais.
Não. A gravidez não aumenta a incidência de cárie dentária, pode é haver o agravamento das condições de má saúde oral.
Também o cálcio está presente nos dentes da mãe de forma estável e cristalina, não estando disponível na circulação sistémica, desta forma não propicia a incidência de cárie dentária.
Sim. As mulheres nesta fase sofrem maiores alterações hormonais, o que podem aumentar a probabilidade de dor e sangrar nas gengivas. Os cuidados adequados na higiene oral são muito importantes.
A gravida nunca se deve automedicar. Deverá consultar o seu médico dentista, de forma a analisar as necessidades e prescrever os tratamentos, medicação ou cuidados adequados.