A higiene dentária é fundamental para a saúde oral e permite prevenir inúmeras doenças na boca. No entanto, manter uma boca limpa e saudável depende de vários fatores, como é o caso das lavagens diárias dos dentes, da quantidade de vezes que o fazemos, a técnica de utilizamos em cada lavagem e dos próprios instrumentos que utilizamos para este procedimentos. Todos estes fatores são determinantes no que diz respeito è higienização da boca.
No mercado atual, existem várias possibilidades, diferentes modelos e formas de escovas de dentes. No entanto, estas podem classificar-se em apenas dois tipos: escovas manuais e escovas elétricas, sendo que estas últimas podem ser recarregáveis ou a pilhas.
As escovas manuais, tal como o próprio nome o indica, não possuem qualquer tipo de mecanismo associado. É o tipo de escovas mais comum e mais requisitada pelos utilizadores. Estas são constituídas por duas zonas de acção: a cabeça, que é feita com filamentos de nylon e por vezes com outros elementos como borrachas que potenciam uma melhor e maior limpeza da área; e um cabo, que tanto pode ser de plástico, como de madeira, nas vertentes mais amigas do ambiente.
As escovas de dentes tradicionais são um eficaz elemento no que diz respeito à higiene oral. Requer que haja cuidado e atenção em todos os movimentos no decurso da escovagem.
As escovas de dentes elétricas podem ser uma excelente ferramenta no que toca à limpeza eficaz dos seus dentes e da sua boca. Estas proporcionam um maior auxílio no processo de escovagem e de limpeza da boca, uma vez que recorrem a vários mecanismos incluídos na escova.
Tendo em conta a sua tecnologia, este tipo de escovas permite melhorar todo o processo de escovagem e de limpeza. Desta forma, estas apresentam várias características, que as distinguem das tradicionais escovas de dentes.
Independentemente do tipo de escova de dentes que se escolha, o mais importante é assegurar uma limpeza diária da boca, de forma eficaz e tendo como recurso não só a escova de dentes, mas também do fio dentário. Desta forma, para garantir uma eficaz limpeza dentária, além das limpezas diárias a realizar, deve fazer consultas periódicas com o seu médico dentista. Só assim consegue promover e potenciar a saúde da sua boca.