As crianças ao verem os pais a escovarem os dentes eles vão interiorizar melhor esta rotina até começarem a fazê-lo sozinhos.
As crianças necessitam da ajuda dos pais para lavar bem os dentes até aos 6 anos e, a partir dessa idade os pais deverão ir supervisionando a escovagem para verificar se é bem feita.
Crie as melhores condições para a boa lavagem dos dentes do seu filho. Poderá coloque um banco firme perto do lavatório para que o seu filho se sinta confortável e dê-lhe um copo com água para poder bochechar. Não o faça debruçar-se para a frente em busca de água da torneira. A pasta deve ser adequada à idade e com um sabor que ele goste.
Muito importante ser constante no processo ao longo do tempo, pois irá haver dias que que está cansado e o seu filho também irá dizer que está com muito sono, doí-lhe a cabeça, etc. Tenha espírito de missão, se irrite nem fale alto, experimente baixar-se para ficar à mesma altura da criança. Explique-lhe a importância de lavar, não ceda ao cansaço e não se esqueça de dar o exemplo.
Sendo uma rotina crie motivação, poderá ser uma boa táctica prometer ler uma história ou brincar um bocadinho depois de lavar os dentes. Mas não pode faltar à promessa!
Às vezes pelo cansaço os pais utilizam a estratégia de assustar a criança, exemplo se não lavares os dentes tens de ir ao dentista… . Tente evitar, pois em algumas situações, assustar as crianças pode criar traumas que as impeçam de cuidar da sua Saúde Oral.
A cadeira do dentista não é um local de tortura mesmo que os pais também não gostem de se sentar nela.
Bonecos, escovas coloridas, desenhos animados, nomes engraçados para os instrumentos , etc. Tudo serve para tornar a primeira consulta mais divertida. O dentista e o seu filho devem interagir e conhecer-se antes de iniciar tratamentos de forma a que possam de forma descontraída vencer eventuais medos que existam.
Um sorriso bonito é uma coisa que todas as crianças e todas as pessoas deveriam de ter o direito de ter. Começe hoje a cuidar dos dentes do filho…
Para mais informações sobre este tema, não hesite em contactar a Oraltorres através do contacto 261 314 329.